30 de novembro de 2008

Como criar uma horta Biológica (parte 2)

Mais um episódio da série de vídeos sobre como criar uma horta biológica. O primeiro episódio falava da importância das "raised beds" (camas subidas) para proteger o cultivo de ervas daninhas.



Neste episódio vemos como algumas das plantas estão já a crescer. Morangos, ervilhas, espinafre, cenouras e feijões, são algumas das plantas cultivadas.

Bióloga Marinha in the Houzzze !!!

Recentemente recebemos a visita da Ti Cauita. Bióloga Marinha de formação académica, desenvolve desde há alguns anos meritório trabalho no domínio da Qualidade do Ar, mas acima de tudo é uma Ambientalista, sendo uma apoiante do projecto Ti Venturinha.

















O dia estava ventoso.... por isso relativizemos os penteados.

25 de novembro de 2008

Lixo Fixe

Não podiamos deixar de divulgar o projecto de um caro amigo nosso:

www.myspace.com/lixofixe

Artista de muitas facetas, o Marco António (também conhecido por Mató le Freak), mostra neste espaço as suas criações, que utilizam diversos artigos recuperados de contentores do Lixo.

Na verdade, esses objectos usados de forma criativa, ganham uma nova vida e utilidade, sem mencionar o aspecto eco-sustentável do conceito.

Brilhante!

20 de novembro de 2008

Sementeira de Legumes

Bem... esta semana a Patrícia teve a trabalhar no duro... Lavrou e limpou o terreno, para depois semear e regá-lo abundamentemente com água. A sementeira foi de tubérculos como rábano, rabanete, nabo e cenoura. Também semeou verdes como salsa, coentros e espinafres.

Na verdade, a estrela da companhia são as chamadas Cenouras Boom (sementes biológicos gentilmente oferecidas pelas Associação Gaia durante o festival Boom).



Vamos ver se vingam... Em breve actualizaremos fotos da Quinta.

15 de novembro de 2008

Como criar uma horta Biológica (parte 1)

Aparte a nossa aventura comercial, temos também o nosso projecto de produção biológica. Durante o processo de pesquisa de informação, deparámo-nos com um conjunto de vídeos tutoriais muito simpáticos no YOUtube.

Este é o 1º vídeo da série... Nas próximas semanas iremos inserindo outros.



O vídeo documenta uma horta nos EUA, em condições seguramente diferentes da nossa, pelo que não devemos tomar os ensinamentos como regras absolutas. Em todo o caso, os vídeos acabam por funcionar um pouco como telenovela. Estamos todos a torcer para a horta dê certo!

6 de novembro de 2008

A Romã


Já choveu por isso a Romã já está boa para comer....todos os sábados se aprende mais dizeres,ditados e tradições !
-É doce menina?
-É Saría?

-E os bagos? São grados?



Prove!Vá dê cá a mão!

-"Ai menina q isse dexa os dedes pretes"-

O amanhecer



O amanhecer é algo de especial e neste espaço tem sem dúvida um cheiro especial, é intenso e sabe bem.